top of page

O poder do Silêncio Interno

  • Foto do escritor: Ricardo Moutinho
    Ricardo Moutinho
  • 8 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

O silêncio interno é o único modo de observar as experiências, as pessoas e os eventos que realmente traz clareza. O silêncio interno é uma prática constante e que tem como objectivo prático, a máxima congruência entre emoções, sentimentos, pensamentos e criatividade, em um estado de paz e harmonia interiores que permitem calar a barafunda mental causada no caos causado pela incongruência que regra geral existe entre estes 4 campos de influência. Então, o silêncio interno não é, como no conceito de silêncio tradicional, uma ausência total de emoções, sentimentos, pensamentos e criatividade, mas antes uma total congruência entre estes, proporcionando uma visão mais ampla de todo o cenário, pelo equilíbrio dos campos que permitem percepcionar, interpretar, relacionar e criar o próprio cenário, com um sentido de Presença Elevada no Agora, no Presente. Este é o Nirvana, o Zen, o

Empoderamento Sobre Si Mesmo, chamem-lhe o que quiserem. Este é o estado que estará enquanto eterna meta, já que somente a jornada é possível, uma vez que o caminho se expande à semelhança de todo o universo, e a meta se torna mais alta a cada passo que damos nesse sentido. Raros são os que atingem estes estados de equilíbrio com um ritmo satisfatório e não haverá entre os homens quem o possa viver em um estado permanente, não por enquanto, neste estado de evolução atual da nossa espécie. É provável que o nosso corpo até já esteja preparado para lá chegar, mas a espécie em si ainda não desencadeou o estímulo na consciência colectiva para buscá-lo, porque a própria natureza ainda não o exigiu. Será esse o destino da nossa espécie? Como poderíamos saber?

Contudo, na prática deste Silêncio Interno, poderemos buscar muitas das respostas que precisamos de obter para as escolhas que temos de fazer, para as decisões que precisamos de tomar, para ouvir as águas do fluxo, de maneira a entender qual o caminho natural que devemos tomar em cada encruzilhada trazida pela Impermanência da Vida. A Lei da Impermanência é a que mais nos assusta, a que mais causa Barafunda Mental, pois teimamos em não aceitá-la como algo natural e insistimos em querer manter todo o nosso esquema de vida sobre controlo absoluto, para que as coisas corram como planeámos e na maioria das vezes, não como nos faria mais felizes. Então, aceitar a Impermanência da Vida é também aceitar que o Fluxo se manifeste, que as encruzilhadas surjam e que a cada passo, saibamos fazer o silêncio necessário para calar a barafunda mental e activar o nosso estado de presença, para olhar para todo o cenário com clareza, para todos os recursos com consciência, para todas as ferramentas com sentido e para todos os planos com um propósito, de maneira a permitir seguir sempre em um caminho de Vida Real.

Chamo de Vida Real, a vida vivida com alegria, com harmonia interior, em entusiasmo, vivendo relações que ressoam connosco, criando com pessoas que têm o mesmo tipo de inspiração e vontade de expiração que nós, abraçando a nossa essência, aceitando-a, partilhando-a, vivendo-a realmente, em um estado de fluxo natural onde paramos de remar contra marés, de lutar contra os outros porque pensam diferente de nós, de produzir conflito interno com reflexo externo a todo o momento de nossas vidas.

Na Vida Real, terás a extraordinária oportunidade de conhecer a tua essência AR, de características transformadoras, para que possas transmutar cada experiência da tua vida para um estado mais elevado que o anterior.

Na Vida Real, terás a extraordinária oportunidade de conhecer a tua essência ÁGUA, com características que te permitem familiarizar-te totalmente com o Fluxo natural da vida.

Na Vida Real, terás a extraordinária oportunidade de conhecer a tua essência TERRA, com características que te permitem enraizar a tua Presença no Agora, sem controlar a impermanência de todos os Agoras.

Na Vida Real, terás a extraordinária oportunidade de conhecer a tua essência FOGO, com características inspiradoras e inspiradas, internas, da chama que nos arde por dentro, relacionada com as nossas vontades mais genuínas, verdadeiras, originais, idiomórficas.

Na Vida Real, poderás conhecer a sensação da essência do ETER, onde os 4 elementos fundamentais se encontram em congruência, e apesar de suas essências diferenciadas, constituem o equilíbrio para esse Silêncio Interno, onde a Coerência acontece.

O Silêncio Interno é o motivo, a prática e o propósito... só o silêncio interno traz total clareza sobre a jornada e nos tira das habituais lutas de sempre...

Um abraço,

Ricardo Moutinho


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017, por Ricardo Moutinho, via Wix.com

  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
bottom of page