
Quando escrevo
visito-me solenemente
Narrar é criar
pois viver é apenas ser vivido
Eu não escrevo em português
eu escrevo eu mesmo...
Fernando Pessoa
Oficina Semanal de Escrita Criadora
Uma oficina que explora a palavra enquanto meio de criação, com recurso a uma investigação e prática permanente que permitem tomar uma maior consciência de como a escrita de uma forma específica, e de como todo o tipo de comunicação verbal de uma forma geral, podem influenciar positivamente para a criação de relações mais saudáveis, de projectos pessoais, sociais e profissionais com maior foco e melhores resultados, para uma auto-reflexão mais profunda e para um sentido de crescimento pessoal e humano de valor idiomórfico, ou seja, em um estado original que está dotado de potencial para criar um projecto de vida com entusiasmo.



A escrita criadora é um veículo maravilhoso
de encontro pessoal, de auto-reflexão, de aprendizagem, de tomada de consciência, de expressão, de criação e de relação...
Ricardo Moutinho
Escritor e Filósofo experimental
O meu nome é Ricardo Moutinho e se poder escolher o que sou em coerência com o que sinto, então sou Escritor, Palestrante, Pesquisador, Investigador Criativo e Filósofo Experimental. Assino como Ricardo Teixeira, Ricardo Moutinho ou Paz Kardo, minha identidade literária mais antiga. Sou autor de cinco obras publicadas e de outras tantas obras de mesa de cabeceira, entre os quais estão romances de ficção, filosofia e poesia. Escrevo ainda para teatro, para música, para cinema e para o vasto mundo da internet. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal e humano e acredito que não há ninguém que não tenha dentro de si mesmo, todo o potencial de mudança, de transformação e da criação. Ao longo de uma boa temporada dediquei-me a aprender tudo o que conseguisse sobre a mente, a vida, as relações humanas, o desenvolvimento pessoal e a escrita criativa. Do fruto de toda esta investigação criei um conceito associado à "Escrita Criadora", que busca desenvolver ferramentas de Escrita para uma criação interna com expressão da criatividade, quer no seu desenvolvimento intrapessoal - na sua relação consigo mesmo, com a sua essência -, quer no seu desenvolvimento interpessoal - na sua relação com os outros. Sou mentor da oficina de Escrita Criadora no Projecto Tu e Eu, em Lisboa, onde também estou associado ao projecto académico multidisciplinar, inspirado no método de ensino de Howard Gardner, que através do seu conceito de Inteligências Múltiplas, defende a individualização da educação - aprender o máximo a respeito de cada aluno e ensiná-lo através de formas que façam sentido para a sua maneira particular de pensar -, bem como a pluralização dos meios de ensino, que se inspira na máxima de que nada importante pode ser ensinado de uma só forma.



Para quem?

Para a Inês, de 8 anos
que vai descobrir na criação pela escrita, uma forma de desenvolver a sua capacidade de aprendizagem e de criação, trazendo uma melhor adaptação ao meio escolar e novas ferramentas de relação familiar e social...

Para a Nádia, de 17 anos
que tem o sonho-projecto de ser Gestora Desportiva e Atleta, e vai usar as ferramentas de escrita criadora como veículos complementares para atingir as suas metas e cumprir com o seu sonho projecto pessoal.

Para a Carla Vieira
que divide o seu tempo entre ser mãe e ser inspiradora e criadora de um projecto de "Natureza Criativa", e que vai obter na essência da escrita criadora, um meio de inspiração para as suas relações pessoais e sociais e para o seu projecto.

Para a Maria Rochat
que regressou da Suiça e vai encontrar na escrita criadora, uma forma de estimular a criatividade e de descobrir o seu novo sonho-projecto, bem como para ser mais um veículo complementar da sua constante busca pelo seu desenvolvimento pessoal e humano.

Para o Hugo Verdasca
empreendedor, que vai encontrar na escrita criadora, novas fórmulas criativas para se relacionar com os seus clientes, para desenvolver os seus negócios e para o seu progresso pessoal em geral, num trabalho focado em criatividade e criação.

Para a Patrícia Alves
que é gestora de uma equipa de vendas, e vai encontrar na escrita criadora, um meio de praticar o seu desenvolvimento intrapessoal e as suas relações interpessoais, duas bases de sustentação essenciais para o seu trabalho com pessoas e para a sua própria realização pessoal.
CONTACTE-ME

Para palestras, oficinas, artigos ou outros assuntos, pode usar ainda os seguintes contactos
Telefone:+351 969 542 215 / Email: ricardomoutinho.com@gmail.com